Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Genlisea filiformis A.St.-Hil. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Genlisea filiformis caracteriza-sepor ervas aquáticas, anuais, hermafroditas, e apresentam polinizaçãoentomófila. Não é endêmica do Brasil. Amplamente distribuída, ocorre nos biomasAmazônia, Cerrado e Caatinga, em Campos Úmidos e Campos Rupestres, entre100 e 900 m de altitude. Apresenta EOO de 1.763.680,7 km². Protegida por unidadesde conservação (SNUC). Apesar da fragmentação intensiva que seus habitats vêm sofrendoao longo dos anos, não há nenhuma ameaça direta que a coloque em risco deextinção. Bem representada em coleções científicas, inclusive por coletasrecentes. Sua distribuição disjunta e pontual entre estados brasileirospossivelmente levará a categorias de ameaça em avaliações regionais. Nãoameaçada no âmbito nacional.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Genlisea filiformis A.St.-Hil.;

Família: Lentibulariaceae

Sinônimos:

  • > Genlisea luteoviridis ;
  • > Genlisea anfractuosa ;
  • > Genlisea adamantinum ;
  • > Utricularia pinetorum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre em Belize, Cuba, Colômbia, Bolívia, Trinidad-Tobago, Honduras, Guiana, Venezuela e Brasil, nos Estados de Roraima, Pará, Amazonas, Tocantins, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo (Taylor, 1999; Corrêa; Mamede, 2002).

Ecologia

Erva perene, que habita áreas alagadas e brejosas de Cerrado e Campo Rupestre. Fértil durante o ano todo e polinizado por insetos.

Ameaças

1.7 Fire
Detalhes O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) sofre de constantes queimadas. Por exemplo, em 2005 em apenas dois meses de seca, foram queimados cerca 10% de área do Parque (Neves; Conceição, 2010).

1.4.2 Human settlement
Detalhes Várias áreas que mantinham remanescentes significativos de vegetação nativa desde a fundação de Brasília, desapareceram nos últimos anos, e continuam desaparecendo rapidamente. Registra-se que, em apenas 44 anos (avaliação de 1954 a 1998 da UNESCO), o DF perdeu 57,6% da sua cobertura vegetal e que a categoria Cerrado foi a mais atingida, com 73,8% de perdas.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes O desmatamento no Cerrado atingiu em 2008 47% da distribuição original do bioma. Entre 2008 e 2009 7.637 km² de Cerrados foram desmatados (MMA; IBAMA, 2011). Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão (MMA; IBAMA, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no PARNA Chapada Diamantina, Lençóis - BA; PARNA Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso - GO.

Referências

- CORRÊA, M. A.; MAMEDE, M. C. H. Lentibulariaceae. São Paulo - SP: RiMa - FAPESP, 2002. 141-154 p.

- TAYLOR, P.G.P. BERRY; K. YATSKIEVYCH; B. K. HOLST. Lentibulariaceae. St. Louis - Missouri: Missouri Botanical Garden Press, 1999. 782-803 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, IBAMA. Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite. Acordo de Cooperação Técnica MMA/IBAMA: Monitoramento do Bioma Cerrado 2008 a 2009, Brasília, DF, p.55, 2011.

- NEVES, S. P. S.; CONCEIÇÃO, A. A. Campo rupestre recém-queimado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: plantas de rebrota e sementes, com espécies endêmicas na rocha, Acta Botânica Brasilica, v.24, p.697-707, 2010.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Genlisea filiformis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Genlisea filiformis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/08/2012 - 14:54:31